Sintomas de gripe e covid-19 têm semelhança e só teste confirma suspeita
O alvo da gripe e da covid-19 é o sistema respiratório, principalmente os pulmões, embora a covid-19 possa acometer outros órgãos

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 17/12/2021 às 16:34 | Atualizado em: 17/12/2021 às 16:34
Um surto de gripe que avança no Brasil tem semelhança com a covid-19. Por isso, para confirmar a suspeita de uma e outra enfermidade, só mesmo fazendo um teste. Isto é, seja o de covid-19 ou o de gripe.
A gripe decorre de uma infecção pelo vírus influenza, e o que está em circulação no momento é o H3N2; já a covid-19 tem como causa o vírus Sars-cov-2 —e, sim, é possível até contrair as duas doenças ao mesmo tempo.
Segundo publicação do Uol, não dá para fazer um diagnóstico somente baseando-se nessas informações.
No entanto, é possível, elencar algumas semelhanças e diferenças entre ambas as doenças.
Ou seja, o alvo da gripe e da covid-19 é o sistema respiratório, principalmente os pulmões, embora a covid-19 possa acometer outros órgãos.
Leia mais
Explodem casos de gripe influenza em Manaus em dois meses
Condições
Pode não haver sintomas nas duas enfermidades, mas, quando aparecem, eles podem ser moderados, graves e até fatais. Assim, você poderá observar as seguintes condições:
Tosse, febre (sentir-se febril ou ter calafrios), coriza, dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular, fadiga, diarreia e vômito (às vezes) .
Em suma, as vacinas para ambas as enfermidades podem evitar hospitalizações e óbito.
Dessa maneira, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda, anualmente, a vacinação do imunizante contra o influenza para crianças, idosos, jovens, adultos, gestantes, profissionais da área da saúde e pessoas com doenças crônicas.
Porém, a variante da gripe que atualmente circula no Brasil é nova e pode escapar dos imunizantes aplicados em meses recentes.
Assim, ela estará já abrangida pela vacinação de 2022.
Leia mais em Uol.
Foto: Divulgação