Curados e vacinados: histórias reais de quem superou a covid-19

Vitórias inspiradoras e superação que inspiram aqueles que ainda hoje sofrem com as sequelas ou lutam contra a covid-19.

Curados e vacinados: Histórias reais de quem superou a covid-19

Ednilson Maciel

Publicado em: 15/11/2021 às 10:30 | Atualizado em: 15/11/2021 às 10:31

A covid-19 nos atingiu de forma avassaladora, causou perdas irreparáveis e caos no mundo. São milhares de famílias que perderam entes queridos, pessoas que lutaram pela vida, mas foram vencidos pela doença. Ao longo de mais de dois anos de pandemia, contamos óbitos, infectados, variantes, curados e agora vacinados.

Vitórias Inspiradoras é o espaço destinado aos relatos de pacientes que foram internados e até entubados, e ainda assim venceram a batalha contra a doença. São histórias de superação que inspiram aqueles que ainda hoje sofrem com as sequelas ou lutam contra a covid-19.

Em nosso primeiro episódio, conheceremos a história de Thiago Lucas Ferreira 35, natural do estado de Goiás. Thiago mora e trabalha em Manaus há mais de 8 anos.

“Eu tenho uma saúde que é muito difícil de pegar até mesmo uma gripe, então quando tive um sintoma de febre durante uma noite eu já fiquei preocupado. No dia seguinte tive cansaço excessivo e dores de cabeça e no terceiro dia realizei o exame de covid-19, que deu positivo. Após o resultado, tive atendimento médico, tomei medicação e após três dias meu quadro se agravou, e tive que ser internado. Nos primeiros dias de internação minha saturação caiu muito rápido e fiquei numa situação bastante debilitada.

Eu fiquei oito dias no leito de UTI, nos primeiros quatro tive 70% dos pulmões comprometidos, eu não conseguia me alimentar e nem me mover, o corpo estava muito debilitado. Mas eu tive um tratamento bem eficaz, fui muito bem tratado pela área médica do Delphina que conseguiram reverter minha situação por completo. Eu sentia que estava praticamente falecendo. Mas foi com o tratamento especializado, por ventilação, remédios aplicados que eu saí e fui para uma enfermaria a qual tive um acompanhamento para um reestabelecimento da respiração, onde você aprende a respirar novamente sozinho, aprende até mesmo a caminhar sozinho. Eu precisei de fisioterapia pulmonar e o que eu posso dizer é que eu nasci de novo e agradeço muito que a minha vida foi salva, eu senti a minha vida na palma da minha mão. Após a minha alta, continuei com o acompanhamento fazendo fisioterapia, ainda tenho algumas sequelas como perca de cabelo.

Thiago Lucas ficou oito dias na UTI

Eu acho que o tratamento que fizeram comigo foi muito eficaz, eu era assistido a todo momento por vários enfermeiros, vários profissionais da área de nutrição do hospital também, porque como você não se alimenta muito bem com covid-19, a nutrição foi fundamental.

Thiago depois da alta médica

Então eu acho que só tenho a agradecer ao Delphina, aos profissionais que estão aqui dentro sobre como eu fui tratado. Hoje eu falo e me emociono muito, pois estava aqui em Manaus sozinho e minha esposa teve que vir de Minas para me acompanhar e a parte de assistência deles foi fundamental também, porque você pensa, a minha esposa veio de fora e quando chegou eu estava na UTI e [ela] não conseguiu me ver, e alguém tinha que passar as informações, então acaba que acalma o paciente, sabendo que seus familiares estão sendo também assistidos aqui dentro.”

Valeu Thiago você é um vencedor.

Vamos juntos vencer de vez a Covid-19. Vacine-se!

Fotos: Divulgação