Instituições financeiras lançam campanha para reflorestar Amazônia
Parte do valor das compras feitas com cartões de crédito por meios digitais será destinada à conservação da floresta

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 01/11/2021 às 20:41 | Atualizado em: 03/11/2021 às 11:51
Na semana em que a governança mundial está reunida em Glasgow, Escócia, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), duas instituições financeiras, pioneiras na adoção da agenda de sustentabilidade no Brasil, lançam uma campanha em defesa da floresta amazônica.
O Itaú Unibanco e bandeira de cartões de crédito Mastercard se uniram com o objetivo de incentivar e conscientizar os seus clientes sobre a importância da sustentabilidade
Até 6 de novembro – próximo sábado – o banco vai destinar parte do valor das compras feitas com cartões, em meios digitais, para o plantio e conservação de árvores na Amazônia.
A iniciativa é parte do projeto Coalizão Planeta Priceless, da Mastercard, lançada em janeiro de 2020, que tem como objetivo engajar os clientes para a adoção de hábitos de consumo consciente e mais sustentáveis.
O Itaú Unibanco é parceiro nessa iniciativa desde outubro do ano passado, quando aderiu à Coalizão.
A frente, que conta com especialistas florestais da Conservation International (CI) e World Resources Institute (WRI), objetiva ainda unir esforços de consumidores, instituições financeiras, comerciantes e cidades para combater as mudanças climáticas por meio da restauração de 100 milhões de árvores ao longo de cinco anos.
“Na Mastercard, entendemos que para trabalharmos no desenvolvimento de um mundo melhor o aspecto ambiental é essencial. Por isso, atuamos efetivamente com ações de causa positiva, reforçando nosso compromisso com a agenda ESG (ambiente, social e governança empresarial) e nossa comunidade”, argumenta o gerente-geral da Mastercard Brasil, Estanislau Bassols.
Um dos projetos na vertente de sustentabilidade da bandeira de cartões de crédito é o Coalizão Planeta Priceless, que tem como objetivo ajudar na recuperação de três florestas importantes para o planeta: uma área na bacia Amazônica, com 2 milhões de árvores; florestas no Quênia, com 1,2 milhão de árvores e na Austrália com 500 mil árvores.
“A iniciativa será realizada por meio de parcerias com instituições globais, financeiras, comerciantes e cidades, como esta que estamos firmando com o Banco Itaú”, conta Estanislau Bassols, da Mastercard Brasil.
Dinheiro volta à natureza
A medida vale para os pagamentos feitos com carteiras digitais, cartão virtual, débito online e via WhatsApp atrelados aos cartões Itaú, Itaucard, Credicard, Hipercard e Magalu, que tenham a bandeira Mastercard.
Os valores serão destinados pelo banco à Ong Conservação Internacional, com a meta de plantio de pelo menos 60 mil árvores.
O cliente também pode contribuir com a causa fazendo sua doação diretamente no site www.itau.com.br/cartoes/beneficios/itauamazonia ou doando pontos acumulados no iupp, programa de fidelidade do Itaú.
“A ação está alinhada à estratégia de sustentabilidade do banco, que, em uma de suas frentes, já incluía iniciativas para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sustentabilidade e negócios já caminham juntos no banco. Agora estamos convidando o cliente a contribuir com a causa, em uma ação coletiva de impacto positivo”, afirma Rubens Fogli, diretor do Itaú Unibanco.
Fatura digital sem corte de árvore
O executivo do Itaú lembra que o banco tem incentivado os pagamentos pela via digital em detrimento da fatura física.
Segundo ele, foram mais de 120 milhões de compras realizadas em 2021, que contribuíram para a economia do papel que seria usado na emissão dos comprovantes impressos.
“Dessa forma, evitamos o corte de milhares de árvores anualmente”, ressaltou Rubens Fogli.
Foto: EcoDebate/reprodução