Deputado volta a confrontar Amazonas Energia por cortes irregulares da luz

Campelo cobrou ainda o cumprimento da lei que manda que a Amazonas Energia dê aviso de corte com 15 dias de antecedência

Publicado em: 13/10/2021 às 17:49 | Atualizado em: 13/10/2021 às 17:52

A empresa concessionária Amazonas Energia foi alvo de novas denúncias na Assembleia Legislativa (ALE-AM) pelo deputado Álvaro Campelo (Progressistas) hoje (13).

Membro da Comissão de Defesa do Consumidor da ALE e da OAB-AM, Campelo disse que a empresa continua a fazer cortes irregulares nas residências de Manaus.

Com base em resoluções da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ele deu por exemplo um caso ocorrido no bairro Parque 10 de Novembro (zona centro-sul). A Amazonas Energia cortou a luz dos moradores em pleno domingo.

“Eu continuo a receber muitas denúncias de que estão realizando cortes indevidos. Não se pode interromper o fornecimento de energia às sextas, sábados, domingos, vésperas de feriados e nos feriados”.

Campelo cobrou ainda o cumprimento da lei que manda que a Amazonas Energia dê aviso de corte com 15 dias de antecedência.

“Depois que esse prazo é estabelecido, a empresa tem até 90 dias para fazer esse corte. Transcorrido esse prazo também, a concessionária não pode mais efetuar os cortes”.

Recordista de reclamações

A Amazonas Energia lidera o ranking das empresas com o maior número de reclamações no primeiro semestre de 2021 no Instituto de Defesa do Consumidor – Procon Amazonas.

Tem, portanto, 716 registros no atendimento geral do órgão, o que representa uma alta de 15% em relação ao mesmo período em 2020.

A Águas de Manaus também registrou aumento no número de reclamações. Entre janeiro e junho deste ano, foram 343, contra 170 do primeiro semestre de 2020.

A terceira empresa com mais registros no órgão neste ano foi a Oi (móvel e fixo), com 122; em seguida está a Vivo, com 61, e a Claro/NET, com 56.

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Onde denunciar

O consumidor pode recorrer ao Procon, à Comissão de Defesa do Consumidor da ALE e da OAB e à Defensoria Pública (DPE).

Já o Procon Amazonas funciona de segunda à sexta de 8h às 14h, pelo 3215-4009 ou 0800 092 1512. O cidadão também pode enviar e-mail para [email protected] ou por meio das redes sociais do órgão.

Na CDC da OAB/AM, o atendimento é realizado, diariamente, pelo telefone da central 3194-1800 ou pelo (92) 99128-6092.

Na Defensoria Pública, o atendimento ao consumidor pode ser feito pelo número (92) 98416-6494, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

Foto: Divulgação