Pacheco prestigia feira de artesanato da Amazônia no Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, elogiou a exposição de artesanato da Amazônia em sua abertura

Mariane Veiga

Publicado em: 31/08/2021 às 17:00 | Atualizado em: 31/08/2021 às 19:55

Três artesãos amazonenses Maria Alexandre, do Grupo Teçume da Floresta, do Careiro Castanho, e os indígenas Antônio Jesus da etnia Tariano de Barcelos e Janete Lana, também Tariana de São Gabriel da Cachoeira, foram as estrelas do Senado Federal hoje (31) no lançamento de uma exposição de artesanato da Amazônia, no Espaço Ivandro Cunha Lima, no Congresso Nacional.

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, na abertura da exposição de artesanato da Amazônia no Congresso Nacional

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, elogiou a exposição de artesanato da Amazônia em sua abertura às 15h. “O Amazonas e demais estados da região amazônica mostrou aos representantes diplomáticos, aos senadores e demais convidados que tem uma força enorme na retomada da economia com o turismo regional”, comentou.

Artesãos amazonenses com equipe do Sebrae Amazonas e Nacional

A superintendente do Sebrae Amazonas, Lamisse Said Cavalcanti, disse “que isso é fruto de dez anos de trabalho, junto com os artesãos indígenas e ribeirinhos, que atingiram um elevado nível de design reconhecido internacionalmente”.

A senadora Kátia Abreu, presidente da Comissão de Relações Exteriores, que organizou a exposição junto com o Sebrae e a Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), afirmou “que a indústria do turismo é uma das mais promissoras e com sustentabilidade, e que a Amazônia está de parabéns, pelo que mostrou na Exposição de Internacionalização da Economia Criativa ,da Gastronomia e do Turismo como indutores do desenvolvimento regional”, no Senado.

Senadora Kátia Abreu com a Superintendente do Sebrae Amazonas Lamisse Said Cavalcanti aprecia artesanato amazonense no Senado

O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, frisou “que a força do artesanato e do Turismo da Amazônia, se faz com muito trabalho coletivo e que este reconhecimento auxilia na retomada da economia pós pandemia”.

O artesão Antonio Jesus disse “que expor suas peças no Senado Federal, é o reconhecimento das nações indígenas do Médio e Alto Rio Negro, que fazem um dos mais autênticos artesanatos do Brasil”.

A artesã Janete Lana salientou “que todas as mulheres indígenas de São Gabriel da Cachoeira estão representadas na exposição no Senado, especialmente as que trabalham com artesanato”.

Maria Alexandre artesã ribeirinha comentou “que está muito orgulhosa com o reconhecimento nacional do artesanato produzido pelo Grupo Teçume da Floresta,do qual ela é a fundadora”.

Artesãos amazonenses com superintendente do Sebrae Amazonas, Lamisse Said Cavalcanti, e a analista técnica Lilian Simões do Sebrae, especialista em artesanato da Amazônia

Fotos: Divulgação