Morre primeira vÃtima da ‘doença da urina preta’ em Itacoatiara
Cinco pacientes foram transferidos da Vila de Novo Remanso, na zona rural, para hospital de Itacoatiara. Entre o grupo com sintomas da doença estava Maria de Nazaré

Publicado em: 28/08/2021 Ã s 20:20 | Atualizado em: 28/08/2021 Ã s 20:20
Morre no Amazonas a primeira vÃtima do surto da rabdomiólise, que causa a “doença da urina preta”. Maria de Nazaré, de 51 anos, foi a óbito neste sábado, 28, no Hospital Regional José Mendes (HRJM), no municÃpio de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus).
De acordo com o portal LCJ NotÃcias, seis pessoas da famÃlia apresentaram sintomas da doença após terem consumido a carne do peixe pirapitinga.
Duas delas deram entrada na Unidade Básica de Saúde UBS – Eudócia de Oliveira, na Vila de Novo Remanso, que fica a mais de 100 quilômetros da sede municipal.
Segundo a publicação, cinco pacientes foram transferidos para a zona urbana de Itacoatiara. Dos internados, dois tiveram alta na sexta-feira (27), entre eles uma mulher de 19 anos e sua filha de 1 ano e 7 meses que teriam consumido o pescado.
Ainda segundo o portal, três integrantes da famÃlia permaneciam internados, incluindo Maria de Nazaré, que apresentou pioras com pressão alta e arritmia cardÃaca, não resistindo e falecendo de manhã.Â
Até o momento, prossegue a publicação, 25 pessoas foram contaminadas na cidade.
Leia mais
A Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) esteve no municÃpio para investigar e coletar dados através de exames clÃnicos para diagnósticos dos pacientes que seguem com suspeita da infecção bacteriana proveniente da doença de Haff, conhecida como “doença da urina preta” proveniente da ingestão de peixe.
Foto: Portal LCJ NotÃcias/FacebookÂ