Funati cria em Manaus primeiro laboratório de biogenômica da região Norte

O laboratório irá estudar o envelhecimento do homem da floresta e as alterações celulares em função do meio ambiente

Mariane Veiga

Publicado em: 09/08/2021 às 16:42 | Atualizado em: 09/08/2021 às 16:49

A Funati (Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade) pretende inaugurar em novembro deste ano o primeiro laboratório de biogenômica da região Norte. Trata-se de projeto com emenda parlamentar do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB).

O parlamentar, que preside na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas) a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação, visitou a Fundação na manhã desta segunda-feira, 9.

Reitor da FunatI, Euler Ribeiro agradeceu ao apoio do parlamentar e lembrou que o incentivo ao envelhecimento saudável e ativo está entre as missões da FUnaTI.

“Estamos conseguindo completar a construção e os equipamentos estão vindo, alguns com emendas parlamentares, inclusive uma emenda muito boa, que o deputado Serafim, que vê a ciência na frente, sempre com prioridade, mandou para gente”, disse o reitor.

Serafim detalhou que o laboratório irá estudar o envelhecimento do homem da floresta e as alterações celulares em função do meio ambiente.

“Esse é um assunto que desperta a atenção do mundo. O trabalho desenvolvido aqui, pelo doutor Euler, é digno de elogios e a Funati só existe pelo empenho dele, pelo seu idealismo e coragem”, declarou o deputado.

O próximo passo, segundo Serafim, será destinar, por meio de uma nova emenda parlamentar, recursos para o laboratório de biogenômica adquirir o primeiro microscópio eletrônico da Amazônia.

Leia mais

Instituto doa computadores a laboratórios de fundação em Manaus

Foto: Divulgação